ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO - 7° ao 12° ano 11 a 17 anos aproximadamente

Na Chapel, o High School inclui do 7° ao 12° ano.

Os alunos do 7º ao 10º ano seguem um programa que formará a base de conhecimento para disciplinas futuras. Eles estudam Ciências e Matemática em um currículo espiral, ou seja, os conteúdos introduzidos no 7º ano serão gradativamente aprofundados nos anos seguintes.

A partir do 9º ano, os alunos têm a oportunidade de escolher disciplinas eletivas que têm duração semestral ou anual. Os discentes seguem um currículo diversificado e rigoroso e, nos dois últimos anos (11º e 12º anos), participam efetivamente do programa do IB (International Baccalaureate).

DESTAQUES DO CURRÍCULO

IB - THE INTERNATIONAL BACCALAUREATE PROGRAM

O International Baccalaureate - conhecido como IB - foi fundado em 1968, como uma fundação educacional sem fins lucrativos. A Chapel School foi a primeira instituição educacional no Brasil a implementar o programa do IB, no ano de 1980.

A missão do programa do IB - “Desenvolver jovens críticos, bem versados e afetuosos que ajudem a criar um mundo melhor e mais pacífico através da compreensão e do respeito intercultural" - alinha-se perfeitamente com a Missão do colégio. Na Chapel, os alunos são preparados para enfrentar desafios, descobrir aprendizados, adquirir senso de identidade e cultura, assim como aprender a comunicar-se com pessoas de diversas origens e experiências diversas. Todos os alunos do 11ª e 12ª anos da Chapel seguem o currículo do IB e poderão obter o diploma preenchendo os requisitos do programa.

A Chapel é um dos poucos colégios do mundo que oferece e incentiva o programa IB para todos os alunos. Acreditamos que todos os alunos se beneficiarão do programa e estarão melhores preparados para os cursos de graduação mais qualificados ao redor do mundo. Para tanto, o colégio proporciona um sólido suporte para que todos os alunos tenham êxito no IB.

Além das disciplinas tradicionais, existem três componentes essenciais e obrigatórios para a obtenção do diploma do IB: the Extended Essay, Creativity, Activity and Service hours, e o curso de Theory of Knowledge. Os alunos devem entregar uma dissertação (Extended Essay), desenvolvida sob a orientação de um professor tutor, e cumprir 3 horas semanais de atividades extracurriculares que instiguem a criatividade, a atividade e o serviço comunitário (CAS - Creativity, Activity and Service). Além disso, os alunos devem cursar a disciplina Teoria do Conhecimento (TOK -Theory of Knowledge) por três semestres. TOK é o estudo das diferentes maneiras de aprender a base do conhecimento e como isso permeia as diversas áreas do saber. O curso analisa todas as disciplinas curriculares por meio de questionamentos, estimulando o pensamento crítico para que os alunos possam entender como o conhecimento é criado e desenvolvido.

O Diploma IB é reconhecido por sua excelência em diversas Faculdades e Universidades Brasileiras, Americanas e Europeias em mais de 140 países ao redor do mundo, em todos os continentes. Os alunos que obtêm altas pontuações nos exames do IB podem receber crédito universitário, particularmente nas Universidades Americanas. Recentemente, algumas Faculdades Brasileiras passaram a aceitar as notas do IB como forma de ingresso em seus cursos de graduação, dentre elas destaca-se: ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), FIA (Fundação Instituto de Administração) , FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e FGV (Fundação Getúlio Vargas).

DESENVOLVIMENTO DE LÍNGUAS

O desenvolvimento multicultural depende, em grande parte, da habilidade das pessoas com uma boa comunicação e compreensão. Na Chapel, convivem diariamente as línguas de instrução, o inglês e o português, as línguas de aquisição, espanhol e francês, e as demais línguas maternas usadas socialmente pelos alunos e que podem ser escutadas diariamente. O desenvolvimento linguístico dos estudantes não ocorre somente nas aulas de Inglês e Português, podendo também o aluno desenvolver e praticar suas habilidades linguísticas nos seguintes curso eletivos: Publicações, Videojornalismo, Francês e Espanhol, oferecidos a partir do 9° ano.

EDUCAÇÃO FÍSICA

No High School, as aulas de Educação Física são lecionadas do 7° ao 10° ano. Oferecemos ainda para os alunos do 7ªano aula de Educação para a Saúde, que objetiva promover o bem-estar, explorando temas pertinentes ao universo adolescente, como distúrbios alimentares, autoestima, fitness, drogas e álcool, além de noções básicas de primeiros socorros.

Para as turmas do 11° e 12° anos, oferecemos a disciplina de Estudos Independentes em Educação Física, o qual permite que os alunos escolham atividades físicas de sua preferência, que podem ser feitas dentro ou fora do colégio. Estas horas são documentadas e transformadas em créditos para a conclusão da disciplina.

MATEMÁTICA

Os conteúdos fundamentais são abordados em Matemática Integrada do 7º ao 10º ano. No 11º e no 12º ano, os alunos de IB optam por cursar Matemática com ênfase em seus interesses, escolhendo entre dois cursos de diferentes níveis de aprofundamento.

ARTES VISUAIS

Artes Visuais faz parte do currículo do alunos desde o 7º até o 10º ano. Posteriormente, no 11º e 12º ano, os alunos podem optar por cursar IB Artes para compor seu diploma do IB.

Na música, o objetivo principal é a compreensão dos alunos a respeito da jornada musical ao longo da história e suas implicações para a vida moderna. Aplicando esses conhecimentos, os estudantes tornam-se capazes de aumentar suas habilidades de desempenho e sua perspicácia artística. Eles cursam aulas de música no 7º e 8º anos e continuam a aplicar e a ampliar seus conhecimentos musicais durante o Ensino Médio em projetos de classe e apresentações para todo o colégio (durante as missas, Festival Internacional e demais eventos escolares, por exemplo).

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Os cursos de língua estrangeira estão estruturados em um programa de quatro anos. Os dois anos iniciais (9º e 10º anos) são preparatórios para o programa de língua estrangeira do IB, que requer dos alunos o domínio da língua em nível intermediário.

RELIGIÃO

Do 7º ao 10º anos os alunos estudam as seguintes temáticas, respectivamente: Escrituras Hebraicas, Escrituras Cristãs, História da Igreja e Moralidade. Nos dois anos finais, os alunos estudam as Religiões do Mundo.

ESTUDOS SOCIAIS

Do 7º ao 10º anos, os alunos estudam História Geral, Estudos Governamentais, História dos Estados Unidos, História do Brasil e Geografia Brasileira. No 11º e 12º anos, são oferecidas as disciplinas de IB: História, Geografia, Estudos Sociais Brasileiros e Tecnologia da Informática na Sociedade Global.

CIÊNCIAS

Os conteúdos fundamentais são abordados em Ciências Integradas do 7º ao 10º anos. No 11º e no 12º anos, os alunos optam entre 3 disciplinas de Ciências da Natureza, cada uma com dois níveis de aprofundamento: IB Biologia, IB Química e IB Física; todas são oferecidas no Standard e Higher Level.

FEIRA DE CIÊNCIAS

Os alunos do Ensino Médio desenvolvem experiências científicas decorrentes de interesses e curiosidades pessoais para participar de uma competição que recompensa o trabalho dos alunos que melhor ilustra a aprendizagem científica.

Rua Vigário João de Pontes, 537 - Chácara Flora, CEP 04748-000 - São Paulo, SP - Brasil Tel: (55-11) 2101-7400