ENSINO FUNDAMENTAL - 1° ao 6° ano 6 a 11 anos aproximadamente

O princípio pedagógico adotado no Ensino Fundamental da Chapel School insere o aluno no núcleo do aprendizado, o que significa que em todas as aulas os alunos trabalham colaborativamente, na maior parte do tempo, pesquisando, compartilhando e analisando informações, à medida em que desenvolvem suas habilidades acadêmicas e sociais fundamentais. Os estudantes são estimulados a formar suas próprias conclusões, e os professores viabilizam as habilidades dos alunos para realizar conexões individuais com a aprendizagem.

UM DIA TÍPICO

Os alunos do Ensino Fundamental começam o dia com uma oração matinal, em seguida a atividade do Responsive Classroom Morning Meeting, momento no qual os alunos se cumprimentam e compartilham suas experiências individuais com toda a turma. Por meio desse modelo de abordagem, os alunos são estimulados a estabelecer a relação do seu aprendizado individual e acadêmico em sua rotina escolar.

A Responsive Classroom Morning Meeting está estruturada de acordo com as necessidades de cada grupo. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a prática da atividade enfatiza a sistematização de procedimentos, rotinas e formas de interação apropriadas; já no anos subsequentes, esse momento tem como propósito contribuir para o desenvolvimento e expansão das habilidades e dos pensamentos comunicativos e críticos dos alunos.

O planejamento semanal das atividades são organizadas de acordo com os conteúdos básicos de cada disciplina e das aulas de especialistas. No transcorrer da semana, os alunos participam das aulas de Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Música, Artes, Educação Física e Religião. O currículo do Ensino Fundamental oferece aos nossos alunos a oportunidade de desenvolver e exercitar tanto o conhecimento acadêmico quanto as habilidades de interação social. O aprendizado de tecnologia é considerado uma disciplina curricular e ocorre de modo integrado aos conteúdos abordados nas aulas.

As aulas são planejadas para que os alunos desenvolvam o senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado, fomentando práticas de pesquisa e compartilhamento de ideias, o que promove o desenvolvimento do senso crítico em relação ao próprio aprendizado. Os alunos do Ensino Fundamental são incentivados a praticar a autoavaliação e a definir metas de aprendizagem individuais, as quais devem estar em acordo com os objetivos de aprendizagem do ano, mas que atendam especificamente às necessidades de cada criança.

Os intervalos são organizados de modo a permitir que os alunos possam relacionar- se de maneira livre e experimentar os próprios limites e os limites da convivência, mas em um ambiente supervisionado e seguro. Os alunos do Ensino Fundamental aproveitam a área de lazer expansiva, incluindo o campo, duas quadras de esportes e áreas de recreação. No final do dia, professores e alunos refletem sobre o que se produziu, nos âmbitos acadêmico e social, e encerram o ciclo diário de maneira harmônica, preparando um bom reinício para o próximo dia de aprendizagem.

O Ensino Fundamental da Chapel inova ao substituir o tradicional modelo de lição de casa pelas melhores práticas em alfabetização e aprendizado baseadas nos alunos. Os estudantes praticam habilidades de alfabetização e desenvolvem seus conhecimentos e vocabulário com a leitura diária. Todos os meses, os alunos projetam e realizam o Curiosity Project, no qual elaboram projetos sobre temas de livre escolha que tenham curiosidade e que não compõe o nosso currículo escrito, aprendendo assim mais sobre o assunto. Os alunos aprendem a pesquisar, analisar e sintetizar informações para apresentá-las à classe.

Para os alunos interessados, a Chapel oferece também atividades extracurriculares variadas que podem incluir esportes, artes, ciências e tecnologia; são realizadas no campus do colégio e a oferta depende da formação de turmas.

DESTAQUES DO CURRÍCULO

FORMANDO ESCRITORES

Nosso principal objetivo é estabelecer uma base sólida do currículo de Alfabetização para os alunos do Ensino Fundamental. Ao final do 6° ano, os alunos do Ensino Fundamental da Chapel obtêm fluência acadêmica tanto em inglês quanto em português. Para alcançar esses resultados, toda a alfabetização ocorre por meio das melhores práticas de linguagem oral e escrita em ambas as línguas.

O programa Formando Escritores visa transformar as práticas da escrita, com orientação da própria escrita, ajudando a estruturar as práticas colaborativas, nas quais os alunos desenvolvem-se, tanto academicamente como socialmente, à medida que desenvolvem seu conhecimento e apreciação pelo ofício da escrita. Os elementos deste processo são a escrita diária - a partir de textos modelo-, compartilhando ideias entre o grupo e a divulgação formal da versão final para o público, quando os alunos têm a oportunidade de compartilhar seus textos publicados.

Além disso, os alunos do Ensino Fundamental participam de orientações em pequenos grupos de Leitura Guiada. Os estudantes interagem com textos em sua ZPD (Zona de Desenvolvimento Proximal), com o apoio dos colegas e/ou professor de leitura-escrita. A adoção de práticas e estratégias comuns, tanto em inglês como em português, está de acordo com nossa Missão e Visão, na medida em que atendemos um corpo estudantil internacional, o qual precisará de fortes habilidades de alfabetização em mais de um idioma.

PROGRAMA EVERYDAY MATH

O programa Everyday Math é uma prática que se dá em espiral desde o Pre I até o 6° ano, permite ao aluno construir a compreensão conceitual, a fluência computacional e as habilidades de resolução de problemas do mundo real. Everyday Math tem como foco o desenvolvimento da compreensão dos conceitos dos alunos por meio de exemplos reais e objetos concretos, representações pictóricas e exige que os discentes explicitem seus pensamentos.

NEXT GENERATION SCIENCE

O ensino de Ciências, no Ensino Fundamental, segue os parâmetros do Next Generation Science Standards (NGSS), que propõe aos alunos a compreensão dos conceitos científicos fundamentais, o processo científico de desenvolver e testar ideias, bem como ter uma maior capacidade de avaliar evidências científicas. Os Padrões Next Generation são escritos como expectativas de desempenho em Core Content, Crosscutting Concepts e Science and Engineering Practices.

Artes

No Programa de Educação Musical da Chapel, os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades musicais ao explorar diferentes instrumentos e movimentos. A partir dessa exploração, o aluno aprende a tocar, improvisar e compor músicas. Os estudantes aprendem a gravar, tocar vários tipos de xilofones e instrumentos de percussão. Anualmente, eventos como o Recital Musical, o Show de Talentos e as apresentações de Natal, comprovam a eficácia dos métodos de ensino adotados pelo programa.

O ensino de Artes Visuais baseia-se em elementos de arte como linha, cor, forma, textura, volume, formato e espaço. Durante as aulas, os alunos são expostos a diferentes técnicas e materiais que fornecem subsídios para que possam criar seus projetos visuais em diversos suportes (pintura, escultura, desenho e colagem). Além disso, a coleção de arte da Chapel é utilizada para enriquecer ainda mais as aulas, servindo de objeto de apreciação e estudo. Os alunos têm a oportunidade de participar de visitas guiadas do Chapel Art Show e das oficinas de artes e exposições no museu do MAM, em São Paulo, em parceria com a Chapel.

Rua Vigário João de Pontes, 537 - Chácara Flora, CEP 04748-000 - São Paulo, SP - Brasil Tel: (55-11) 2101-7400