EDUCAÇÃO INFANTIL (ECEC) 3 a 5 anos aproximadamente

A vivência proporcionada pela Educação Infantil é um marco na vida da criança e de sua família. Durante esta fase da vida, as crianças devem ser livres para observar, imitar, criar, descobrir e aprender com os erros. Por meio dessas experiências, a criança aprende a ser criativa, cooperativa, responsável, a assumir seus próprios riscos e estabelecer uma relação de simpatia com os demais. A naturalidade nesses preceitos proporcionará uma base sólida para que as crianças se tornem adultos dinâmicos, felizes e exitosos na vida.

A Chapel School dedica-se em fornecer este rico ambiente de aprendizagem, bem como um suporte diferenciado aos alunos. Com um olhar único para cada criança, podemos garantir que os progressos individuais de aprendizagem sejam respeitados e que todas as crianças tenham a oportunidade de consolidar efetivamente os entendimentos sobre o mundo que as rodeia.

UM DIA TÍPICO

Um dia típico na Educação Infantil da Chapel School é integrado com rotinas que contemplam o desenvolvimento do bem-estar sócio emocional, cognitivo e físico da criança. No ECEC, o dia começa com uma afetuosa recepção, seguido por práticas educativas nas quais as crianças aprendem fazendo, vivenciando e compartilhando experiências.

No âmbito físico, atentamos até mesmo com o modo como as crianças se alimentam e se movimentam. O departamento de alimentação da Chapel dedica-se com muita tenacidade e rigor na preparação de alimentos nutritivos e variados, com o intuito de ensiná-las a experimentarem diferentes sabores. Elas também estão expostas a uma vida saudável nas aulas de Educação Física, envolvendo-as em atividades de conscientização corporal. As crianças aprendem a identificar suas potencialidades físicas, orgulharem-se de suas habilidades e sentirem-se confiante ao brincar em jogos colaborativos com os amigos. As atividades de brincar, sejam livres ou dirigidas, são cuidadosamente elaboradas, de modo a oferecer oportunidades de desenvolver o movimento, o equilíbrio e demais habilidades motoras finas e grossas. Sabemos que as crianças fisicamente ativas terão maior probabilidade para vivenciar desafios, explorar o meio ambiente e serem mais criativas.

Nossas práticas pedagógicas têm como foco a interação social e o brincar, que resultam em criatividade, senso de pertencimento e aprendizado. A interação social e o brincar estão fortemente relacionado às habilidades cognitivas, com benefícios que incluem a autorregulação, o desenvolvimento da memória, o pensamento divergente, a resolução de conflitos, o desenvolvimento linguístico, bem como o acadêmico nas áreas de aprendizagem.

São oferecidos os seguintes programas educacionais, avançados e inovadores:

MÉTODO: RESPONSIVE CLASSROOM MEETING

A Responsive Classroom Morning Meeting ocorre diariamente com a participação ativa das crianças, visando construir e fomentar um forte senso de comunidade e seu desenvolvimento acadêmico e social. Diariamente, cada turma se reúne para uma oração matinal, seguida de uma saudação, uma experiência compartilhada, uma atividade em grupo e uma mensagem da manhã, para então dar início às atividades do dia. Nesse momento, os alunos também realizam as rotinas diárias de Matemática, tais como contar os dias no calendário, organizar e apresentar a programação do dia, completar o gráfico do clima e realizar a chamada dos alunos.

GOLD ASSESSMENT

Gold é um sistema de avaliação autêntico baseado na observação de cada área do desenvolvimento e aprendizado. A avaliação Gold considera que o desenvolvimento das crianças pequenas é variável, muda rapidamente, e que o desenvolvimento e a aprendizagem estão inter-relacionados e se sobrepõem. Fundamentado na pesquisa, os 38 objetivos do desenvolvimento e aprendizado servem para direcionar a instrução diferenciada, coletar evidências de aprendizado e informar sobre o progresso dos alunos.

O CURRÍCULO CRIATIVO E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse extraordinário e premiado currículo está baseado em pesquisas e adequado ao desenvolvimento do aluno, estando totalmente alinhado com o “Head Start Child Development and Early Learning Framework”, que utiliza a exploração e a descoberta como forma de aprendizado. Esse currículo permite que as crianças desenvolvam a confiança, a criatividade e as habilidades de pensamento crítico no transcorrer da vida, enquanto exploram estudos interdisciplinares que incluem atividades de Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Música, Artes e Educação Física.

PROGRAMA EVERYDAY MATH

Os conceitos matemáticos são ensinados por meio de experiências lúdicas e práticas, utilizando materiais de manipulação, jogos e outras ferramentas do mundo real. Por meio das habilidades essenciais de resolução de problemas, raciocínio, comunicação, conexão e representação, as crianças aprendem os conteúdos de Matemática e aprimoram suas habilidades de raciocínio lógico.

FORMANDO ESCRITORES

O programa Formando Escritores, com início no Kindergarten, estrutura-se em práticas colaborativas, nas quais as crianças escutam as histórias e discutem os elementos de uma boa escrita. Ao compartilhar seus pensamentos e escutar os pensamentos dos colegas, desenvolvem as competências para produzir textos, levando em conta a estrutura textual e as convenções de escrita apropriadas para o desenvolvimento do aluno. Os alunos se desenvolvem social e academicamente, enquanto constroem conhecimentos e o amor pela escrita.

ARTES VISUAIS

A educação de Artes Visuais é baseada em elementos como linha, cor, forma, textura, valor, forma e espaço. Durante as aulas, os alunos são expostos a diferentes técnicas e materiais que fornecem subsídios para que possam criar seus projetos em diversos suportes (pintura, escultura, desenho e colagem). Além disso, o Chapel Art Collection e o Chapel Art Show são utilizados para enriquecer as aulas. A coleção de arte da Chapel oportuniza aos alunos a capacidade de apreciar e aprender com a arte real que os cerca. Os estudantes participam de visitas guiadas no Chapel Art Show e também de exposições externas de arte.

A Educação Musical na Chapel está embasada na metodologia de aprendizagem, processo pelo qual os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades musicais, explorando elementos e movimentos. As crianças têm múltiplas oportunidades para aprender sobre a história da música e desfrutar de diferentes gêneros musicais, compositores, músicos e artistas.

Rua Vigário João de Pontes, 537 - Chácara Flora, CEP 04748-000 - São Paulo, SP - Brasil Tel: (55-11) 2101-7400