CURRÍCULO DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO EMOCIONAL

Na Chapel, o currículo socioemocional é tão importante quanto o acadêmico, por isso o colégio ensina, pratica e avalia comportamentos que favorecem uma comunidade de inclusão, segurança e responsabilidade, diariamente e durante o dia todo. A convicção é de que a forma como uma criança aprende é tão importante quanto o que ela aprende: o processo e o conteúdo andam lado a lado. E isso envolve comportamento individual, autoconhecimento e habilidade na resolução de conflitos.

A Chapel estabelece expectativas altas de conduta e de relações interpessoais, ao mesmo tempo que apoia os alunos a serem bem sucedidos. Para tanto, pratica uma abordagem de ensino que valoriza e trata das habilidades socioemocionais durante o dia escolar, oferecendo aulas especiais e reuniões que integram o programa individual do aluno. Nossa abordagem para o ensino de valor inclui um ensino deliberado de habilidades socioemocionais através das aulas de Advisory, reuniões matutinas e conversas diretas com educadores e orientadores Essa aula, que é parte integrante da grade curricular, é um significativo recurso dedicado a apoiar de forma significativa o bem-estar social e emocional dos estudantes.

Do Pré-1 ao 6º ano, o programa Classe Responsiva (RC) estabelece o tom. Tudo começa com a mensagem e o encontro matinal e, no decorrer do dia, os professores usam a linguagem e a metodologia do RC em sala de aula. As habilidades de CARES (Cooperação, Assertividade, Responsabilidade, Empatia e Autocontrole) - que os alunos precisam para serem bem sucedidos academicamente e em suas vidas - são adquiridas por meios apropriados a cada ano. Há também classes específicas para essas habilidades agregadas ao programa: Caring and Sharing (no ECEC), CARES (do 1º ao 5º ano) e CARES, no 6º ano.

No High School, as habilidades socioemocionais são desenvolvidas nos Programa Advisory e CAS (IB). O Programa Advisory (do 7º ao 12º ano) é uma “pausa” semanal na rotina agitada e de grande demanda acadêmica dos alunos para refletirem sobre sua vida, ações pessoais, necessidades comunitárias e a diversidade cultural. No Programa CAS de IB (do 11º ao 12º ano), os alunos da Chapel são convidados a colocar em prática, em situações reais, o conjunto de valores, habilidades e comportamentos que vieram aprendendo e praticando desde o Pré-I, por meio do currículo de educação de caráter da Chapel. Eles identificam as necessidades da comunidade e os desafios globais com os quais estão envolvidos pessoalmente (ex: desenvolvimento sustentável, direitos humanos etc) para abordá- los por meio de projetos pessoais. Eles também se engajam em várias atividades extracurriculares que priorizam a criatividade, a atividade e o serviço comunitário.

Rua Vigário João de Pontes, 537 - Chácara Flora, CEP 04748-000 - São Paulo, SP - Brasil Tel: (55-11) 2101-7400